+55 (11) 3675.7409
Bem-vindo a UBIC -
logo Ubic

Notícias

Profissões do futuro: veja quais as tendências para os próximos anos
2021-02-01

Muito se fala sobre profissões do futuro, revolução digital e o que esperar do mercado de trabalho, sobretudo na área tech. As possibilidades são muitas, mas todas as previsões costumam ter algo em comum: a certeza de que o mundo está passando por transformações, por isso, se antecipar a essas mudanças pode fazer toda a diferença.

Para se ter uma ideia disso, um estudo do Center for the Future of Work, mantido pela Cognizant Technology Solutions, uma das maiores empresas de TI do mundo, pontuou 21 profissões que, segundo eles, estarão em alta daqui alguns anos.

No escopo, que abrange diferentes áreas profissionais, estão funções como: detetive de dados, curador de memórias pessoais e até alfaiate digital. Tudo isso parece coisa de um universo paralelo ou filme de Sci Fi, mas não é. Pensando nisso, nós trouxemos as profissões do futuro que estão, de algum modo, relacionadas a Tecnologia.

E aqui vai um spoiler: o hype por posições que envolvam realidade virtual, análise de dados, inteligência artificial e desenvolvimento continuará forte. Confira:

Detetive de dados

Se você nunca ouvir falar em Detetive de Dados, certamente, ainda vai escutar esse termo por aí, já que essa é uma das principais profissões do futuro e que já está ganhando destaque, graças ao avanços tecnológicos e os inúmeros dados gerados todos os dias.

A posição, no entanto, exige pessoas que consigam analisar e interpretar dados de maneira eficiente, encontrando padrões, insconsciêntencias, fraudes e outras informações que possam beneficiar as organizações. Isso tudo ajudará a melhorar a tomada de decisões, estratégias de marketing e redução de custos nas empresas. Mas, para isso, é necessário saber utilizar o Big Data como uma das principais ferramentas de trabalho.

Requisitos: Conhecimentos lógicos, matemáticos e de data science.

Facilitador de TI

Apesar do nome estranho, os Facilitadores de TI, basicamente, exploram as tendências digitais e criam espaços automatizados ou de “self service”, nos quais os próprios usuários conseguem criar seus ambientes colaborativos e otimizados.

Requisitos: Conhecimentos em TI, ciências da computação, engenharia de dados e administração. Além de soft skills como comunicação, liderança e criatividade.

Gestor de desenvolvimento de negócios de Inteligência Artificial

Nessa profissão do futuro, os talentos devem desenvolver e implementar interfaces eficazes e otimizadas, que sejam capazes de acelerar os processos de vendas e negócios baseados em conceitos de Inteligência Artificial (IA). Aliás, entre os caminhos do futuro em TI, provavelmente não haverá um mais procurado do que o da Inteligência Artificial, então vale a pena ficar de olho nos requisitos e nas novidades que envolvem essa tendência.

Requisitos: Entender de vendas e desenvolvimento de negócios, ciências da computação, Inteligência Artificial, machine learning e computação em nuvem. Além de programação em Python, Java e Scala, e habilidades como comunicação e análise de dados.

Mestre de edge computing

Também chamada de computação de ponta (borda), a edge computing é uma espécie de sistema que possibilita o processamento de dados de forma rápida e eficiente. Deste modo, a função de um/a mestre de edge computing é atuar de maneira abrangente e estratégica, tanto para armazenar quanto para processar e analisar esses dados.

Requisitos: ter conhecimentos em cibersegurança e protocolo de internet das coisas (IoT), além de saber construir ambientes de computação em nuvem ou edge computing.

Gerente de equipe humanos-máquinas

O nome pode parecer complexo, ou estranho, mas a atuação é bem clara e precisa: aqui, a pessoa será responsável por administrar o engajamento entre máquinas e seres humanos, desenvolvendo um sistema de interação que seja capaz de gerenciar uma equipe híbrida.

Requisitos: conhecimentos em ciência da computação e noções de psicologia, neurociência ou recursos humanos, além de ter experiências na área de machine learning e Inteligência Artificial. Os conhecimentos em UI/UX serão considerados diferenciais.

O que mais podemos esperar dessas profissões do futuro?

Prever o futuro nunca é uma tarefa fácil, mas a evolução tecnológica nos traz uma certeza: de que as profissões relacionadas à área tech continuam em crescente desenvolvimento. Por isso, é importante que os novos talentos estejam em constante renovação, só assim será possível acompanhar as novidades e transformações desse setor.

Também será cada vez mais comum se deparar com vagas que exijam conhecimentos em programação, análise de dados e Inteligência Artificial, por exemplo. E para não ficar para trás, o caminho é um só: autoconhecimento e constante aprendizado.

Além disso, algumas profissões nunca vão sair de moda. Se, hoje, já existe uma grande demanda por desenvolvedores de aplicativo, no futuro, isso será algo ainda maior, já que, muitas situações cotidianas podem (e devem!) ser resolvidas sem sair de casa.

Por fim, competências como foco, organização, trabalho em equipe e comunicação que, antigamente eram apenas habilidades desejáveis, no futuro serão requisitos básicos. Por isso, tente buscar alternativas na área em que atua, readequar suas habilidades para essa novas funções ou até mesmo ir atrás de algo completamente novo.

O futuro já começou, então pense nisso e se mantenha preparado!

link original: https://stefanini.com/pt-br/carreiras/blog-carreiras/artigos/profissoes-do-futuro-tendencias

Designed by NeoWare