+55 (11) 3675.7409
Bem-vindo a UBIC -
logo Ubic

Notícias

Brasil amplia sua participação em pesquisas sobre o grafeno
2016-08-15

Doze anos depois da descoberta do grafeno, diversos países continuam na corrida para conseguir produzir em grande escala e alta qualidade o material obtido do grafite. Fino, leve, resistente, impermeável e flexível, entre outros atributos, o grafeno tem as qualidades necessárias para aplicações em smartphonestablets e televisores de ultradefinição de imagem, entre outras aplicações. O Brasil aumentou sua cota de participação nessa disputa com a inauguração este ano do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias (MackGraphe), no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UM), em São Paulo.

Valemam tem grande orgulho de ter uma de suas linhas de produtos como solução homologada para distribuição de toda infraestrutura elétrica e de rede nas novas instalações. O sistema articulado Linha Frog distribui infraestrutura para os equiamentos dos laboratórios de pesquisa. O projeto contempla uma área de 4 mil metros quadrados, distribuídos em nove pavimentos e conta com laboratórios e equipamentos de ponta e uma equipe de 15 pesquisadores, de quatro nacionalidades, especialistas em produção e caracterização do grafeno para aplicação industrial.

As diretrizes de instalação da Linha Frog, foram elaboradas em conjunto com pesquisadores doMackgraphe e equipe de engenharia do Mackenzie. Esta participação conjunta permitiu que todos os acessórios e conexões dos sistema Frog fossem pré fabricados na Valemam e entregues praticamente montados. A solução permitiu uma instalação simles, limpa e extremamente segura.

"A Valemam tem grande satisfação em poder contribuir na construção da estrutura que permitirá os avanços no processamento do grafeno", afirma o Arquiteto Leandro Cardoso, gerente de projetos da Valemam.

Entre as propriedades do material, o grafeno permite fabricar filtros que separarão o sal da água duas ou três vezes mais rápido que as dessalinizadoras atuais, assim como obter combustíveis que permitirão que os aviões alcancem maiores velocidades, otimizando o funcionamento do motor e reduzindo o consumo e a poluição ao meio ambiente. Além disso, o grafeno é cem vezes mais eficaz como condutor elétrico que o silício e mais forte que o diamante.

O Brasil, tem grandes chances de explorar essa janela de oportunidade, uma vez que possui uma das maiores reservas de grafite (a matéria-prima do grafeno) no mundo.


Designed by NeoWare